Ter uma identidade visual é um passo fundamental para as corretoras passarem confiança e credibilidade para seus clientes.
No entanto, essa pode ser uma grande dificuldade para os empreendedores no início da sua jornada.
Pensando nisso, vamos explicar neste artigo o que é identidade visual e por que a sua corretora deve ter uma. Vamos lá?
O que é identidade visual?
A identidade visual é composta por diversos elementos — logotipo, cores, tipografia, imagens e slogan — que, juntos, tornam uma empresa reconhecida e mais fácil de ser lembrada pelo público.
Nesse sentido, a identidade visual ajuda as corretoras de seguro a construir uma imagem mais profissional e de confiança.
Além disso, ela também auxilia a corretora a se destacar da concorrência, demonstrando a visão e os valores do seu negócio.
Quais as vantagens da identidade visual para as corretoras?
Criar uma identidade visual forte pode ser um fator determinante para o seu sucesso em um mercado com tantos concorrentes. Veja as vantagens em criar a sua identidade visual:
Reconhecimento ampliado
Uma identidade visual bem elaborada, desempenha um papel fundamental na capacidade das pessoas reconhecerem a corretora.
Mesmo que os consumidores não tenham visto o nome da empresa, uma identidade visual marcante permite uma rápida identificação
Credibilidade reforçada
Investir em uma identidade visual profissional não apenas melhora o reconhecimento, mas também reforça a credibilidade da corretora.
Os clientes tendem a confiar mais em empresas que demonstram um compromisso com uma imagem visual consistente e profissional.
Destaque e diferenciação
Em um mercado competitivo, uma identidade visual bem elaborada desempenha um papel crucial ao ajudar a corretora a se destacar da concorrência.
Elementos visuais únicos e atraentes tornam a corretora memorável e chama a atenção dos consumidores, auxiliando na criação de uma presença marcante no mercado.
Aumento das vendas
Uma identidade visual eficaz não é apenas estética, mas também uma ferramenta de marketing poderosa.
Transmitir uma mensagem positiva através de uma identidade visual bem-construída pode resultar em um aumento nas vendas.
Isso porque, os consumidores são mais propensos a escolher uma corretora que passa confiança e profissionalismo, o que, por sua vez, leva a um impacto positivo nas vendas.
Como criar uma identidade visual para corretoras?
A identidade visual é criada a partir de diversos elementos, por isso, é preciso alinhar alguns pontos para garantir que a mensagem seja transmitida de forma eficiente. São eles:
1. Defina o público-alvo
A definição do público-alvo é o primeiro passo para construir uma identidade visual. Dessa forma, você saberá exatamente com quem e como você deve falar.
Para isso, é preciso analisar os seguintes pontos:
- Idade;
- Localização;
- Profissão;
- Renda.
2. Defina a personalidade da sua corretora
Após entender quem é o público-alvo é preciso se perguntar “como apresentar a personalidade da sua corretora para os clientes?”.
Com uma identidade visual adequada, é possível mostrar para os clientes quem é a empresa utilizando apenas imagens, cores, entre outros elementos.
Essa é uma forma do público entender se a empresa é mais séria, jovem, descontraída, quais causas ela apoia e assim por diante.
3. Escolha as cores da sua empresa
Como dissemos, um dos elementos essenciais para ter uma identidade visual forte são as cores.
Nesse caso, é importante conhecer a psicologia das cores e o papel que elas desempenham ao transmitir mensagens e sensações específicas para os clientes.
Para uma corretora de seguros é importante escolher cores que transmitam segurança, profissionalismo e confiança como, por exemplo, o vermelho, verde ou azul.
4. Contrate um profissional especializado
Até aqui já deu para perceber que não é tão simples criar uma identidade visual que demonstra todo o potencial da sua empresa.
Por isso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados que garantem um trabalho de qualidade que transmita a essência da sua corretora.
Como a NucleoCorr pode te ajudar com a identidade visual
Como você já pôde perceber, a identidade visual é extremamente importante para o sucesso da corretora. E nós da NucleoCorr, estamos preparados para te atender e oferecer o melhor serviço para você.
Para ficar mais claro, trouxemos um exemplo de um projeto onde renovamos a identidade visual de um dos nossos clientes – Adminseg.
Nesse caso, a logo antiga era bem simples e não tinha nenhum elemento chamativo e marcante que prendesse a atenção do cliente.
Além disso, também não possuía um símbolo que a tornasse conhecida e mais fácil de ser lembrada pelo público.
Com ajuda da Nucleo Corr, a identidade visual da empresa foi renovada
A nova logo usa uma tipografia elegante e refinada, com linhas finas e curvas. As letras são grandes e fáceis de ler.
As cores utilizadas são azul e amarelo. O azul é uma cor associada à confiança, à segurança e à tranquilidade. O amarelo é uma cor associada à energia, à alegria e à positividade. A combinação dessas duas cores cria uma sensação de equilíbrio e harmonia.
Conclusão
A identidade visual é um elemento importante para qualquer empresa, mas é especialmente importante para as corretoras.
Uma identidade visual bem-feita pode ajudar as corretoras a construir uma imagem profissional e confiável, se destacar da concorrência e aumentar as vendas.
E, como você viu ao longo deste artigo, fazer uma identidade visual não é uma tarefa simples. Portanto, conte com ajuda de profissionais especializados.
Se você precisa criar uma identidade visual para a sua corretora, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!